24 de fev. de 2016

COORDENADOR DA GIBITECA DE CURITIBA

Hoje começo a trabalhar na Fundação Cultural de Curitiba como coordenador da Gibiteca de Curitiba. Não sou mais coordenador do Educultura na Secretaria Municipal de Educação. Deixo a educação, mas pessoas e realizações maravilhosas (principalmente o educultura)  na SME ficarão para sempre no meu coração.
Tenho uma história com a Gibiteca, Fiz curso nos anos 90, fui estagiário lá em 2002 e 2003, dou curso de quadrinhos desde essa época, e desde essa época estou envolvido em quase todas as ações da Gibiteca. A transferência se deu por vários motivos, na verdade foi uma novela que há tempos vem se desenrolando, mas um apoiador bacana foi a campanha que a galera da classe dos ilustradores (quadrininistas, ilustradores, caricaturistas, animadores...) e amigos fez no Facebook:

https://www.facebook.com/Fulvio-Pacheco-na-coordena%C3%A7%C3%A3o-da-Gibiteca-de-Curitiba-1633454420253130/?fref=ts
 LINK
Esse é o Texto da comunidade:
Galera essa página tem a intenção de divulgar e angariar apoio público para a indicação do ilustrador Fulvio Pacheco para ocupar a coordenação da Gibiteca de Curitiba.
A primeira Gibiteca do Brasil, em Curitiba, é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, hoje é coordenada pela Maristela Garcia, servidora pública que há anos cuida e administra esse equipamento cultural com carinho.
Esse local há mais de 30 anos é uma referência do quadrinho nacional e regional, além de cursos de formação, a Gibiteca transformou-se em um espaço de encontros, lançamentos, palestras, discussões, exposições e agregador das políticas culturais do quadrinho e da ilustração.
A Maristela se aposenta agora em 2016 e com sua saída corremos o risco da indicação de um servidor que não tenha o mesmo compromisso que a gestão da Maristela teve por todos esses anos.
Esse é o motivo dessa mobilização virtual, o Fulvio Pacheco é um quadrinista curitibano criado dentro da gibiteca, conhecido pela classe dos quadrinistas. Atualmente ele é servidor público do quadro da Secretaria da Educação. Em nosso entender sua transferência para a Gibiteca, permite que a administração seja mantida por um profissional conhecido da área e se que dedique 100% ao quadrinho curitibano.
Precisamos de seu apoio e divulgação, para que o Fulvio seja transferido e coordene o espaço da Gibiteca. Pois somente assim temos a certeza da manutenção e efetivação das políticas culturais para o Setor da Ilustração dentro desse espaço.
A coordenação do Fulvio na Gibiteca também permitirá a implantação das demandas estipuladas para a Gibiteca dentro da Conferência Municipal de Cultura, tanto pela participação do mesmo dentro desse processo, quanto por seu comprometimento com o Setorial da Ilustração.
Assim abrimos esse espaço para essa discussão e também para viralizar essa mobilização, se você concorda com essa proposta passe a frente.
Temos mais do que nunca, a oportunidade da participação cidadã nas mudanças culturais de Curitiba e não queremos que a Gibiteca caia nas mãos de um servidor que não seja da área de quadrinhos ou ilustração, pois desse modo podemos ver nossas ações/demandas/propostas cerceadas.
Contamos com a participação dos profissionais da ilustração, quadrinhos, caricatura e animação. Profissionais que nutrem o mesmo carinho e respeito por esse espaço participativo.

Nenhum comentário: