15 de ago de 2012

GRAFISMOS INDÍGENAS BRASILEIROS

Trabalhei com meus alunos do CAIC Guilherme Lacerda Sobrinho, a pintura corporal e vestimentas das tribos indígenas brasileiras. Diferenciei com os alunos os grafismos de cada tribo e estudamos os motivos e os valores transmitidos por esta arte. Também expliquei o processo de preparação dos pigmentos e fiz um comparativo estético desta pintura corporal dos indígenas com a vestimenta dos outros povos.
1ª Fase: Fundamentação teórica e pesquisa individual sobre os diferentes povos indígenas e diferenciação das vestimentas e pinturas corporais.
2ª Fase: Representação individual das diferentes tribos brasileiras (Xingú, Guaraní, Pataxó, Xavante, Kayapó, Xetá, Caingang, Potiguara, Guajajara, etc...) através de Paper Toys:


3ª Fase: Criação, através de desenho, de uma pintura corporal  à partir dos grafismos pesquisados e apresentados pelo professor:

4ª Fase: Pintura corporal através da transposição dos grafismos criados pelos alunos no papel, fazendo referências as tribos específicas:




2 comentários:

Nil Pinheiro disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho. Temos uma grande profusão de riquezas culturais no Brasil. Esta sociodiversidade é a nossa maior riqueza. Entre os povos indígenas há diferenças e isto é expresso por meio do grafismo, como você bem ensinou aos seus alunos. Esta identidade precisa ser resgatada, preservada e respeitada como um patrimônio cultural e ação sustentável.

Nilvani Pinheiro - Goiânia

"não sabemos, nem o que sabemos" disse...

Boa noite ...você pode me enviar alguns dados sobre a pequisa que vcs fiseram sobre as pinturas de cada tribo