Trabalhei com meus alunos do CAIC Guilherme Lacerda Sobrinho, a pintura corporal e vestimentas das tribos indígenas brasileiras. Diferenciei com os alunos os grafismos de cada tribo e estudamos os motivos e os valores transmitidos por esta arte. Também expliquei o processo de preparação dos pigmentos e fiz um comparativo estético desta pintura corporal dos indígenas com a vestimenta dos outros povos.
1ª Fase: Fundamentação teórica e pesquisa individual sobre os diferentes povos indígenas e diferenciação das vestimentas e pinturas corporais.
2ª Fase: Representação individual das diferentes tribos brasileiras (Xingú, Guaraní, Pataxó, Xavante, Kayapó, Xetá, Caingang, Potiguara, Guajajara, etc...) através de Paper Toys:
3ª Fase: Criação, através de desenho, de uma pintura corporal à partir dos grafismos pesquisados e apresentados pelo professor:
4ª Fase: Pintura corporal através da transposição dos grafismos criados pelos alunos no papel, fazendo referências as tribos específicas:
4 comentários:
Parabéns pelo belíssimo trabalho. Temos uma grande profusão de riquezas culturais no Brasil. Esta sociodiversidade é a nossa maior riqueza. Entre os povos indígenas há diferenças e isto é expresso por meio do grafismo, como você bem ensinou aos seus alunos. Esta identidade precisa ser resgatada, preservada e respeitada como um patrimônio cultural e ação sustentável.
Nilvani Pinheiro - Goiânia
Boa noite ...você pode me enviar alguns dados sobre a pequisa que vcs fiseram sobre as pinturas de cada tribo
oi, você dá aula de pinturas indígenas?eu faço algumas mas queria me aprofundar mais,e se tornar um profissional nesse ramo.
Boa noite podemesmo me informar quais são os significados dessa 3 pinturas. Obrigado
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