17 de ago. de 2012

RETRATOS EM GRAFFITI

Meus alunos do ateliê livre de Graffiti do Centro Guido Viaro fizeram retratos de seus colegas.
Eles foram divididos em duplas, onde um representou o outro, utilizando stencil cortado com estilete e Spray.
Após fazer um teste em papel explicando como utiliza o stencil ao grafitar, cada aluno aplicou seu stencil em uma mesma lona (bagun), procurando criar uma releitura da pintura: "Os Operários" da Tarsila do Amaral:



















Obra Original: "Os Operários" da Tarsila do Amaral:

15 de ago. de 2012

GRAFISMOS INDÍGENAS BRASILEIROS

Trabalhei com meus alunos do CAIC Guilherme Lacerda Sobrinho, a pintura corporal e vestimentas das tribos indígenas brasileiras. Diferenciei com os alunos os grafismos de cada tribo e estudamos os motivos e os valores transmitidos por esta arte. Também expliquei o processo de preparação dos pigmentos e fiz um comparativo estético desta pintura corporal dos indígenas com a vestimenta dos outros povos.
1ª Fase: Fundamentação teórica e pesquisa individual sobre os diferentes povos indígenas e diferenciação das vestimentas e pinturas corporais.
2ª Fase: Representação individual das diferentes tribos brasileiras (Xingú, Guaraní, Pataxó, Xavante, Kayapó, Xetá, Caingang, Potiguara, Guajajara, etc...) através de Paper Toys:


3ª Fase: Criação, através de desenho, de uma pintura corporal  à partir dos grafismos pesquisados e apresentados pelo professor:

4ª Fase: Pintura corporal através da transposição dos grafismos criados pelos alunos no papel, fazendo referências as tribos específicas: