26 de jul. de 2010

ARTE em PARIS

Alguns dos muitos museus e obras que conheci em Paris:
No Museu do Louvre :







































































































































































No Museu D´Orsay






























Centro Georges Pompidou:


































































Moulin Rouge:



























Museu do Sexo:













Museu das Bonecas:











Espaço Dali:




















Museu Rodin:






21 de jul. de 2010

Quadrinhos para o aprendizado

"Quadrinhos para o aprendizado"
Publicado em 21/07/2010 
por Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo  

As prateleiras do professor e quadrinista Fúlvio Pacheco estão lotadas de trabalhos feitos em forma de histórias em quadrinhos por seus alunos. Formado em Artes Visuais, Pacheco dá aula desde 2001 – atualmente, trabalha com estudantes de 1.ª a 4.ª série no colégio Nossa Senhora Menina e de 5.ª série a ensino médio nos colégios Passionista Rosário e Expoente. Também dá aula em cursos de pedagogia, na Famec e Expoente, e de pós-graduação ligados à educação, na Faculdade Bagozzi.
Quando o assunto é história em quadrinhos em sala de aula, Pacheco acredita que o mais importante é que ela esteja inserida em um contexto. Por isso, o professor coleciona projetos bem sucedidos de parceria com professores de Português, História, Literatura e até Fi­­losofia e Física. “Com alunos de 6.ª série, um dos temas propostos é a obra de Shakespeare. Eles formam equipes, leem os livros e depois produzem um gibi”, conta. O processo passa também por pesquisas sobre o autor, os personagens e a época em que foi escrito, somadas às técnicas de desenho ensinadas pelo professor.
Com as turmas de ensino médio, os projetos têm mais uma etapa: a produção de pequenos filmes inspirados nas histórias em quadrinhos dos alunos. “Já trabalhamos com os livros de Dalton Trevisan e Nelson Ro­­drigues, o que possibilita que eles também conheçam a obra dos autores”, conta. Pacheco mantém diálogo com os outros professores envolvidos no programa, além de definir planos pedagógicos no início dos anos letivos.
Os projetos englobam também outras áreas, como história da arte, cordel, folclore, mitologia e criação de histórias de ficção. Atualmente, alguns alunos do 2.º ano do ensino médio estão trabalhando sobre o período do romantismo e foram até a histórica cidade da Lapa gravar algumas cenas. “O mais legal é ouvir alunos de 7.ª e 8.ª série dizendo que estão ansiosos e que querem participar logo de trabalhos como esse”, diz.
Alguns dos trabalhos de Pacheco com os alunos, como os vídeos inspirados nas obras de Dalton Trevisan podem ser vistos no blog do professor: http://fulviopacheco.blogspot.com"
Fonte : Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=1027144

9 de jul. de 2010

O Jardim do Salim

Algumas ilustrações que estou fazendo para o livro "O Jardim do Salim" de Hani El Saad (MAC - Ministério Árabe Cristão)edição:  Árabe / Português


Arte nas capas de bebedouro do Expoente

Os professores de artes Fulvio Pacheco e Luciana Pacheco Favoretto criaram capas divertidas para os bebedouros da Unidade Água Verde. Confeccionadas na técnica de toy art, as capas servirão para interditar os bebedouros durante o inverno, evitando a transmissão pelo vírus H1N1. Cada bebedouro representa um personagem da história da arte, com a aplicação de elementos referentes à sua obra. Entre os artistas estão: Leonardo Da Vinci, Vincent Van Gogh, Edward Munch, Gustav Klimt, Pablo Picasso, Salvador Dali, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Andy Warhol, Basquiat e Poty Lazarotto. Todos fazem parte do repertório cultural dos alunos, pois são estudados nas aulas de artes.(fonte: http://www.expoente.com.br/)